TI - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO na Administração - Profsergio.net
Não defendemos a ideia da inércia estrutural (Baum, 1999), em que a mudança adaptativa acarretada pela Tecnologia de informação (TI) não é possível ou recomendada. Em alguns casos, o uso adequado da TI poderá resultar em melhoras significativas de performancee libertar o homem de tarefas repetitivas e enfadonhas. No entanto, a elevada taxa de fracasso e a descrença e o desinteresse da alta gestão nas implantações de TI que exijam mudanças comportamentais substanciais (Markus e Benjamin, 1997) sugerem que, mesmo no escopo limitado das mudanças adaptativas, a visão reducionista tem causado sérios problemas. Seria fortemente recomendável, então, que os gestores procurassem desenvolver uma compreensão melhor da natureza da informação e do fenômeno da cognição humana, caso se pretenda aumentar a efetividade da gestão estratégica de sistemas de informação. (ENADE-ADM-2012)
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. A inércia estrutural criada pela TI é recomendável para se obterem melhorias significativas de desempenho nas organizações.
II. A efetividade da gestão estratégica de sistemas de informação depende da compreensão da natureza da informação e dos processos cognitivos associados.
III. A libertação do homem de tarefas repetitivas e enfadonhas pela TI leva à eliminação dos processos burocratizados associados à atividade humana nas organizações.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A seleção de prioridades de implantação de sistemas é uma parte importante do Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação (PETI). Uma visão corporativa das necessidades de sistemas deve ser desenvolvida de tal maneira que as prioridades sejam definidas. Os sistemas implantados em primeiro lugar devem ser aqueles que atendam aos fatores críticos de sucesso do negócio, resolvam problemas imediatos, tenham rápido retorno de investimento ou sejam de implantação rápida ou simples. (ENADE-ADM-2006)
Constituem atividades do PETI:
I - definição de estratégias do negócio: diretrizes, planos, objetivos, fatores críticos de sucesso, benefícios do projeto.
II - início da elaboração do PETI pela definição dos projetos operacionais a serem executados.
III - verificação da situação atual dos sistemas a serem definidos, avaliando o grau de tendimento das necessidades de informações gerenciais.
IV - especificação dos equipamentos como base para definição do planejamento.
V - determinação dos recursos de informática que serão utilizados: conectividades, compatibilidades de hardware, softwares e configuração dos equipamentos.
O atual desafio do administrador da área de Tecnologia da Informação (TI) é projetar e gerenciar a tecnologia para ajudar a empresa a construir vantagem competitiva. Nesse sentido, pode-se afirmar que Gestão Estratégica de TI consiste em (ENADE-ADM-2006)
Identificar oportunidades de diferenciação da empresa no mercado possibilitadas pela TI.
Focar na operação dos sistemas de maneira a permitir sua maior eficiência.
Atualizar a base computacional instalada na empresa de modo a permitir a execução dos processos administrativos.
Habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis.
Responder às necessidades de informação pelos diversos usuários da empresa.
Pesquisadores da área de tecnologia da informação advertem para o fato de que sistemas de informação computadorizados são mais vulneráveis a destruição, erros, mau uso e crime do que os sistemas manuais, em que a informação é geralmente guardada sob a forma de registros em papel. Analise as afirmativas a seguir, como formas possíveis de agregar segurança aos sistemas de informação computadorizados. (ENADE-ADM-2009)
I. Guardar todos os seus bancos de dados e seus respectivos backups em uma só localidade.
II. Instalar sistemas de segurança de acesso, tais como login e senhas.
III. Instalar sistemas de proteção contra vírus e hackers.